Disponibilizamos, a seguir, as moções aprovadas no X Fala Professor/a! As moções são importantes instrumentos de manifestação da entidade acerca de questões apresentadas por seus membros, inclusive no que tange o apoio e a solidariedade com causas, movimentos e pessoas.
MOÇÃO DE APOIO AO MST
“Manifestamos nosso reconhecimento ao MST por sua luta pela democratização da sociedade brasileira, sua defesa da natureza e da produção de alimentos saudáveis. Pelo fim do latifúndio! Reforma agrária já! Somos todos MST!”
Leia a íntegra da moção aqui.
MOÇÃO DE REPÚDIO À CPI DO MST
“Repudiamos as tentativas torpes de criminalização do MST por parte de deputados e deputadas que não representam os reais interesses da população brasileira, mas dos latifundiários e agronegociantes que promovem a violência, a desigualdade e a degradação ambiental.”
Leia a íntegra da moção aqui.
MOÇÃO CONTRA A NOVA OFENSIVA DO AGRONEGÓCIO SOBRE A EDUCAÇÃO
“Diante da gravidade da [nova] ofensiva [do agronegócio], urge que professores, professoras, movimentos sociais e sindicais, associações científicas e educacionais, incluindo a AGB, reajam, pois o que está em jogo, para além da preservação da liberdade de professores e professoras, é o próprio debate sobre o papel social da educação: se uma educação pública e democrática ou se uma educação a serviço de interesses particulares de um dos segmentos mais retrógrados da sociedade brasileira, disfarçado sob o verniz das tecnologias mais modernas.“
Leia a íntegra da moção aqui.
MOÇÃO DE REPÚDIO À APROVAÇÃO DO MARCO TEMPORAL PARA A DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS
“Tais medidas representam um ataque aos direitos dos povos originários e a todos que defendem a preservação da natureza e da sociobiodiversidade como base para um mundo mais justo em termos sociais e ambientais.”
Leia a íntegra da moção aqui.