APRESENTAÇÃO

A AGB São Paulo, AGB SP ou SL SP é uma seção local da Associação dos Geógrafos Brasileiros, uma entidade civil e sem fins lucrativos. A AGB reúne geógrafas/os, professoras/es, estudantes de Geografia preocupados com a promoção do conhecimento científico, político e profissional da Geografia para o oferecimento de uma abordagem consistente dos problemas da sociedade.

A AGB São Paulo tem como área de atuação a cidade de São Paulo, mas aceita associações e apoia lutas em todos os municípios do Brasil em que ainda não existem seções locais da AGB. No estado de São Paulo, além da seção local São Paulo, temos também as seções locais ABC (site), Bauru (site), Campinas (facebook) e Presidente Prudente (facebook).

Outras cidades como Adamantina, Ourinhos, Rio Claro (seção local inativa), São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté têm potencial para abrigar uma seção local. Clique aqui e saiba como criar uma.

CLIQUE SOBRE O MAPA PARA EXPANDIR
AGB e Professores

A AGB foi fundada em 17 de setembro de 1934, por iniciativa do professor Pierre DeffontainesPierre Deffontaines (1894-1978) foi um geógrafo francês., que se encontrava no Brasil para criação do curso de geografia da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Juntaram-se a ele os professores Rubens Borba de MoraisRubens Borba de Morais (1899-1986) foi um bibliotecário paulista., Caio Prado JúniorCaio Prado Júnior (1907-1990) foi um sociólogo paulista., Luís Flores de Morais RêgoLuís Flores de Morais Rêgo (1896-1940) foi um engenheiro de minas paulista.. Além dos fundadores, cabe uma citação à importância de Maria da Conceição Vicente de CarvalhoMaria da Conceição Vicente de Carvalho (1906-2002) foi a primeira Doutora em Geografia do Brasil. e João Dias da SilveiraJoão Dias da Silveira (1913-1973) foi um professor de geografia paulista..

Em 1945, com o pleno funcionamento de diversos cursos de geografia, notadamente os cursos da Universidade de São Paulo e da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), a AGB reformula sua estrutura e passa a adotar a uma divisão regional. Assim, surge a Seção Regional de São Paulo (SR SP) e a do Rio de Janeiro (SR RJ).

TRANSFORMAÇÃO

Até o início dos anos de 1970, a AGB era caracterizada como uma associação de pesquisadores. Mas, em 1978, durante o III Encontro Nacional de Geógrafos – ENG, realizado em Fortaleza – CE, a entidade passou por uma renovação de sua perspectiva organizacional, inclusive com a reformulação de seu estatuto, aproximando-se da luta pelos direitos humanos e do debate político e democrático da sociedade.

Essa renovação da entidade foi estimulada pelo crescimento do movimento estudantil brasileiro e pelas bandeiras políticas que passaram a ser encampadas por geógrafas/os comprometidos com a transformação da sociedade sob um viés democrático. Dessa forma, a AGB passou a adotar uma estrutura coletiva e horizontal para organizar cargos e decisões no âmbito interno da entidade.

Nesse processo, a estrutura regional foi substituída pela estrutura local, dando surgimento à Seção Local São Paulo (SL SP), em 1979. Os antigos núcleos da SR SP foram a base para a criação de seções locais no interior do estado.

Com objetivo de contribuir para o resgate histórico do processo de construção do pensamento geográfico e da própria entidade, a AGB – ABC desenvolveu o documentário em construção “AGB 78 – Assim se passaram quarenta anos”.

ATUAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Existem duas escalas de organização: A AGB-Nacional e a AGB-Local.

A AGB-Nacional estrutura-se a partir de fóruns deliberativos e executivos. O maior dos fóruns deliberativos é a AGN – Assembleia Geral Nacional, reunião administrativa e de discussão dos interesses da classe e dos rumos da Geografia Brasileira, realizada ordinariamente durante o ENG – Encontro Nacional de Geógrafas/os ou extraordinariamente quando requisitado pelas/os associadas/os.

Entre uma AGN e outra, as deliberações são tomadas a partir das Reuniões de Gestão Coletivas – RCGs, realizadas com a participação da Comissão Diretora, que discutem e aprovam a realização de atividades e encontros, as contas e o balanço patrimonial. Por fim, a Diretoria Executiva Nacional – DEN é o fórum executivo das AGB-Nacional, sendo responsável por operacionalizar os ENGs, Encontros Nacionais de Ensino de Geografia – Fala Professor/a! e os CBGs – Congressos Brasileiros de Geógrafos, além de aprovar a criação de seções locais e representar juridicamente a entidade.

A AGB-Local estrutura-se, no que cabe, a partir dos mesmos fóruns da AGB-Nacional. Nesse sentido, a AGB São Paulo, por exemplo, é administrada pela Diretoria Executiva Local – DEL, que realiza periodicamente Reuniões de Gestão Coletivas Locais e que é responsável por operacionalizar as deliberações tomadas pelas/os associadas/os nas Assembleias Gerais Locais – AGLs.

Exit mobile version