CURSO PREPARATÓRIO DA AGB PARA CONCURSO DA SME/SP

APRESENTAÇÃO

Em janeiro de 2023 será realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) um concurso público para preenchimento de vagas do magistério para a educação básica, depois de sete anos do último concurso realizado. Das 1.980 vagas disponíveis, 194 são destinadas para professores de geografia dos ensino fundamental e médio, com reserva de 39 vagas para negros, negras e afrodescendentes.

Como é realizado pela AGB São Paulo, ao menos desde 2001, estaremos realizando, a partir do mês de novembro, o Curso Preparatório da AGB para Concurso de Professor da SME/SP. A ideia do Curso é ajudar os inscritos a se prepararem para o concurso, dando base teórica-metodológica e prática para as quatro fases do concurso.

ABORDAGEM E OBJETIVOS

O curso preparatório busca fornecer conteúdos e metodologias diversas para ajudar os participantes a se prepararem para o Concurso a partir de diversos pontos de vista. Em virtude do tempo enxuto, organizamos aulas presenciais e virtuais (síncronas e assíncronas), para oferecer o maior número de discussões possíveis sobre os temas relacionados ao Concurso.

Diante disso, as aulas presenciais focarão nos principais temas da geografia, que possuem maior peso na prova, serão ministrados por professores universitários e professores da rede pública, buscando mesclar um pouco da Academia com a experiência docente.

As aulas virtuais tratarão de outros temas da geografia, além de temas mais gerais da Educação como Currículo da cidade, relações étnico-raciais, estrutura educacional e etc. Aqui buscamos mesclar também professores universitários e da rede, com um foco nos que já prestaram o concurso, buscando trazer uma visão mais objetiva do que pode efetivamente cair na prova.

Entretanto, é de fundamental importância e também comporá esse curso preparatório às devidas críticas aos métodos e conteúdos da qual estamos estudando, de modo que o Curso possa também gerar reflexão, discussão e debate. Tal fator também é fundamental para que o curso não tenha um caráter conteudista, pois interpretação e reflexão são fundamentais para a prática docente. Esse espaço para reflexão e discussão, também ajuda na preparação para a Prova Discursiva do Concurso, pois são habilidades necessárias para escrever um texto argumentativo coeso.

AULAS E MATERIAIS

Acesse, abaixo, as aulas realizadas. Todas as aulas estão disponíveis também em uma playlist no YouTube que pode ser acessada clicando aqui.

Aula 0 – Apresentação (vídeo da aula)

Nessa aula, a ideia é apresentar o programa do cursinho, com cronograma e leituras indicadas, além de apresentar o funcionamento das plataformas que usaremos no cursinho (Google Sala de Aula e YouTube). Como o curso, esse ambiente está sendo montado semanalmente pela AGB São Paulo, por isso uma parte dos materiais ainda não está disponível ainda. Assistam o vídeo e saibam mais sobre o curso.

Aula 01 – Espaço Geográfico (vídeo da aula)

Nessa primeira aula, que foi ministrada pelo Professor Doutor Fábio Betioli Contel (DG/USP), discutimos as conceituações para espaço, além de relacionar essas conceituações à formação socioespacial, à economia e à política.

Para essa aula, indicamos: o livro Pensando o Espaço do Homem, de Milton Santos. Indicamos também a aula ministrada pelo Professor Ricardo Mendes Antas Júnior (USP) no Curso Preparatório de 2016, disponibilizada ao final dessa página.

Aula 02 – Currículos e afins: questões étnico-raciais, povos migrantes, povos indígenas e questões de gênero e sexualidade (vídeo da aula)

Nessa segunda aula, que será ministrada pelo Núcleo de Estudantes e Pesquisadoras Negras da Universidade de São Paulo (NEPEN), discutiremos os materiais desenvolvidos pela SME/SP para pautar o ensino de questões étnico-raciais, de povos migrantes e indígenas. Para essa aula, indicamos

– o livro Racismo Estutural, de Silvio Almeida;
– o artigo Ensino e Sociodiversidades Índigenas: possibilidades, desafios, e impasses a partir da lei 11.645/08, de Edson Silva;
– um excerto do livro Gênero, Sexualidade e Educação, de Guacira Louro; e
– a aula ministrada pelo Professor Rosemberg Ferracini (UFTM) no Curso Preparatório de 2016, disponibilizada ao final dessa página.

Aula 03 – Natureza (vídeo da aula)

Nessa terceira aula, que será ministrada pela Professora Doutora Sueli Ângelo Furlan (DG/USP), discutiremos as conceituações para natureza, além de relacionar essas conceituações às mudanças climáticas e ao ensino dessa temática na educação básica. Para essa aula, indicamos:

– o livro Lugar e cidadania: implicações socioambientais das políticas de conservação ambiental, de autoria da própria professora ministrante;
– a aula ministrada pelo Professor David Santos (SEEDUC/SCS) no Curso Preparatório de 2016, disponibilizada ao final dessa página;
– o artigo 1992: A Redescoberta da Natureza, de Milton Santos; e
– o Sumário Executivo do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (2020-2050) – o Panclima, da Prefeitura de São Paulo.

Aula 04 – Território (vídeo da aula)

Nessa quarta aula, que será ministrada pelo Professor Doutor Gustavo Prieto (UNIFESP), discutiremos as conceituações e processos de formação de território e suas relações com o modo de produção capitalista. Para essa aula indicamos o artigo Conhecimento Geográfico Escolar e as Articulações entre a Realidade do Aluno e o Conteúdo de Atualidades, de Jessica Cecim e Rafael Straforoni.

Indicamos também a aula aula ministrada pela Professora Glória da Anunciação Alves (USP) no Curso Preparatório de 2016, disponibilizada ao final dessa página.

Aula 05 – Região (vídeo da aula)

Nessa quinta aula, que será ministrada pelo Professor Doutor Marcos Xavier (ICZL/UNIFESP), discutiremos as conceituações para região, além de relacionar essas conceituações à globalização e à divisão do trabalho. Indicamos:

– o artigo Dinâmica Regional e Globalização: espaços competitivos agrícolas no território brasileiro, de Castillo & Frederico;
– a aula ministrada pelo Professor Manoel Neto (DG/USP) no Curso Preparatório de 2016, disponibilizada ao final dessa página;
– o artigo Divisão Territorial do Trabalho e Nova Regionalização, de Goldenstein & Seabra;
– o capítulo IV do livro Metamorfoses do Espaço Habitado, de Milton Santos; e
– o livro O Papel do Pensamento Espacial na Construção do Raciocínio Geográfico, da Sônia Maria Vanzella Castellar.

Aula 06 – A escola e a educação: histórico, papel e tensões (vídeo da aula)

Nessa sexta aula, que será ministrada pela Professora Núria Cacete (FEUSP), discutiremos um pouco do histórico da educação, pensando nos diversos currículos implementados ao longo do tempo, suas modificações e impactos que tiveram no ensino de geografia.

Indicamos a Aula 10 do Cursinho do Professor Gianazzi, ministrada por Eduardo Girotto (USP/AGB São Paulo), cujo tema foi “A escola pública na contemporaneidade: percursos e desafios”

Aula 07 – Currículos e afins: a Geografia na educação de jovens e adultos, no ensino médio e nos itinerários formativos (vídeo da aula)

Ministrada pela Professora Andressa Silva (CIEJA Campo Limpo), essa aula irá trabalhar um pouco dos preceitos que norteiam os currículos do EJA e do Ensino Médio. Trabalharemos um pouco do que permeia todos os Currículos da cidade de São Paulo e as especificidades de cada um deles e que podem aparecer no Concurso. Dessa forma, indicamos:

– o Currículo da Cidade para Geografia no Ensino Fundamental II, da SME/SP;
– o Currículo da Cidade para Geografia no Ensino Médio, da SME/SP;
– o Currículo da Cidade para Geografia na Educação de Jovens e Adultos, da SME/SP;
– as Orientações Didáticas para Geografia no Ensino Fundamental, da SME/SP; e
– as Orientação Didáticas para Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio, da SME/SP.

Aula 08 – Orientações didáticas e afins: atuação especializada para alunos surdos, autistas e com altas habilidades/superdotação (vídeo da aula)

Nessa oitava aula, que será ministrada pela Professora Silvana Zajac (UNIFESP), discutiremos um pouco as práticas, currículos e diretrizes de atuação profissional na educação especializada para alunos surdos, autista ou com altas habilidades/superdotação. Dessa forma, indicamos:

– o Currículo da Cidade de Língua Brasileira de Sinais (Libras), da SME/SP;
– as Orientações para Atendimento de Estudantes: Transtorno do Espectro Autista (TEA), da SME/SP; e
– as Orientações para Atendimento de Estudantes: Altas habilidades/Superdotação, da SME/SP.

Aula 09 – A Geografia no Currículo da Cidade (vídeo da aula | slides da aula) e Aula 10 – Sequência Didática e Plano de Aula (vídeo da aula | slides da aula)

Visando a preparação para a última fase do concurso, temos por fim as duas últimas aulas com a Professora Ana Paula Gomes Seferian (FE/USP) para tratar sobre Sequência Didática e Plano de Aula. A professora retoma os temas do Currículo da Cidade e fala um pouco dos princípios que são importantes de estarem contidos no momento de planejar a aula. Essa aula é essencial para compreender a Aula 10, onde trataremos mais especificamente sobre Plano de Aula e Sequência Didática.

Aula 11 – Orientações gerais para sequências didáticas (vídeo da aula)

Após receber algumas dúvidas pelas redes sociais e e-mail sobre a produção das sequências didáticas, nós decidimos fazer esse vídeo para discutir um pouco das propostas de sequência indicadas pela banca. Abaixo, iremos listar os materiais que indicamos no vídeo. Acreditamos que, além dos materiais específicos de cada ponto, os materiais apresentados no Repositório da Semana de Geografia – USP para Professoras/es pode ser de grande ajuda também! Acesse em sites.google.com/usp.br/semanageo/50.

Materiais para o ponto 1 (Cidade em Movimento, para 4º ao 6º ano)

Materiais para o ponto 2 (População Indígena, para 7º ao 9º ano)

Materiais para o ponto 3 (Sob Nossos Pés, para o ensino médio)

Materiais para o ponto 4 (Era Possível Evitar?, para 4º ao 6º ano)

Materiais para o ponto 5 (Fome no Brasil, para 7º ao 9º ano)

Materiais para o ponto 6 (Influencer, para o ensino médio)

EDIÇÕES ANTERIORES

CURSO PREPARATÓRIO DE 2016

Como parte das ações do Pró-Memória da AGB São Paulo, a Diretoria 2022/2024 disponibiliza aqui os materiais do Curso Preparatório para o Concurso de 2016.

As aulas estão disponíveis em vídeo no YouTube e no Spotify, além de estarem disponíveis em formato de áudio no Spotify e no Google Podcasts.

CURSO PREPARATÓRIO DE 2014

Como parte das ações do Pró-Memória da AGB São Paulo, a Diretoria 2022/2024 está levantando os materiais desse curso para disponibilização.

CURSO PREPARATÓRIO DE 2011

Como parte das ações do Pró-Memória da AGB São Paulo, a Diretoria 2022/2024 está levantando os materiais desse curso para disponibilização.

Exit mobile version