Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio twentyseventeen foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home2/agbsa356/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/agbsa356/public_html/wp-includes/functions.php:6114) in /home2/agbsa356/public_html/wp-includes/functions.php on line 7137
AGB SÃO PAULO

ÍNDICE

Título I – Da denominação, sede e atividades

Artigo 1° – A Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção São Paulo – AGB – São Paulo é uma Seção Local da Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB Nacional, Associação está sem fins lucrativos, com sede na Avenida Professor Lineu Prestes, número 338, CEP 05.508-970, Butantã, Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, constituída por tempo indeterminado e regida pelo presente Estatuto.

Artigo 2° – A AGB – São Paulo tem como principais objetivos e finalidades:
I – Promover o desenvolvimento da Geografia no Brasil, pesquisando e divulgando assuntos geográficos, principalmente brasileiros.
II – Estimular o estudo e o ensino de Geografia, propondo medidas para o seu aperfeiçoamento.
III – Promover e manter publicações de interesse geográfico, periódicas ou não.
IV – Manter intercâmbio e colaboração com outras entidades dedicadas à pesquisa geográfica ou de interesse correlato, ou ainda à sua aplicação, visando o conhecimento da realidade brasileira.
V – Propugnar pela maior compreensão e mais estreita colaboração com os profissionais e os estudantes de disciplinas afins.
VI – Estimular o entrosamento entre entidades profissionais, entidades estudantis de disciplinas afins.
VII – Analisar atos dos setores público ou privado que interagem e envolvem a ciência geográfica, os geógrafos e as instituições de ensino e pesquisa da Geografia, e manifestar-se a respeito.
VIII – Congregar os geógrafos e os estudantes de Geografia do país para a defesa e prestígio da classe e da profissão.
IX – Promover encontros, congressos, exposições, conferências, simpósios, cursos e debates, bem como intercâmbio profissional mantendo contato com entidades e afins no Brasil e no estrangeiro, de modo a favorecer a troca de observações e experiências entre seus associados.
X – Procurar representar a Geografia brasileira e o pensamento de seus associados junto aos poderes públicos e às entidades de classe, cultura ou técnicas.

Artigo 3° – A AGB – São Paulo não deverá tomar parte ativa em manifestação político-partidárias ou religiosas, podendo manifestar-se publicamente, partindo do conhecimento da realidade, no sentido de equacionar problemas sociais, econômicos, políticos, culturais e do espaço físico brasileiros.

Título II – Dos associados

Artigo 4° – O quadro associativo da AGB – São Paulo compor-se-á de pessoas interessadas no ensino, pesquisa e aplicação da Geografia, bem como entidades cujas finalidades identifiquem-se, no todo ou em parte, com os objetivos da associação.

Capítulo I – Da admissão, demissão e do pagamento de anuidades

Artigo 5° – A proposta para admissão e demissão do associado será encaminhada à Secretaria da Associação pelo próprio interessado, através de impresso apropriado.

Artigo 6°- No ato de sua admissão pela Secretaria, o novo associado deverá pagar a anuidade referente ao ano de seu ingresso, e entrará imediatamente no gozo de seus direitos.

§ 1° – O associado que comprovar a situação de estudante de graduação terá desconto de 50% no valor da anuidade, mantendo esse direito até o ano em que concluir o curso.

§ 2° – Estará à disposição na Secretaria da AGB – São Paulo a íntegra dos Estatutos da AGB-SP e AGB-Nacional.

Artigo 7° – A admissão e a demissão dos associados far-se-á por maioria simples da Diretoria Executiva Local, ad referendum da Assembleia Geral Local.

Parágrafo Único – Caso a admissão do novo associado não for aprovada, o mesmo será imediatamente avisado pela Secretaria, e o valor pago para fins de associação, devolvido na íntegra.

Capítulo II – Dos direitos e deveres dos associados

Artigo 8° – São direitos do associado que estiver com sua situação regularizada junto à Tesouraria da AGB – São Paulo, além dos estabelecidos pelo Artigo 7° do Estatuto da AGB Nacional:

I- Participar de cursos, encontros, congressos e outras reuniões promovidas pela Seção;

II- Frequentar a sede da Seção, receber, no mínimo, o Boletim Paulista de Geografia (BPG) e o AGB-INFORMA e se utilizar da Biblioteca e demais serviços oferecidos pela mesma.

III- Requerer, obedecidas as disposições do artigo 19, a convocação de Assembleia Geral Extraordinária Local.

Artigo 9° – São deveres do associado, além dos estabelecidos pelo artigo 8° do estatuto da AGB Nacional:

I – Prestigiar a AGB – São Paulo, comparecendo às suas Assembleias, reuniões culturais e demais promoções.

II – Respeitar e cumprir o presente Estatuto, e as decisões das Assembleias Gerais Locais.

III – Cumprir, com espírito público e consciência de seus deveres, os mandatos para os quais for eleito.

IV – Não se antecipar publicamente em nome da AGB – São Paulo ou de seus associados, quanto às suas decisões, quando de manifestações da mesma, como entidade.

V – Participar, por escrito, à Seção São Paulo, a mudança de endereço para entrega de correspondência, num prazo de 30 dias.

Artigo 10º – Poderá ser excluído o associado que infringir os princípios expressos no artigo 8° do Estatuto da AGB – Nacional ou o artigo 9° do presente Estatuto.

§ 1° – O pedido de exclusão do Associado será promovido pela Diretoria da AGB-SP.

I – O Associado será notificado em 5 dias para que apresente sua defesa no prazo de 15 dias.

II – Decorridos os 15 dias ou recebido a defesa, será ouvida a Assembleia Local que deliberará pela exclusão ou não do Associado, ocasião na qual se notificará a Diretoria Executiva Local.

III – No caso da Assembleia Local deliberar pela não exclusão do associado, o processo será considerado extinto.

IV – No caso da Assembleia Local deliberar pela exclusão do associado, o mesmo poderá impetrar, no prazo máximo de 15 dias a partir da data da deliberação, recurso por escrito junto à Diretoria Executiva Nacional, que encaminhará parecer à Assembleia Geral Nacional para, em caráter definitivo, deliberar pelo processo de exclusão do associado.  

Artigo 11º – Serão suspensos os direitos dos associados com anuidade vencidas.

§1°- A anuidade tem validade de 01 de Janeiro até 31 de Dezembro de cada exercício, independente da data de associação ou pagamento da anuidade, conforme artigo 50 do presente Estatuto.

§2°- Excepcionalmente, os associados que não tiverem pagado a anuidade do exercício em questão continuarão recebendo as correspondências da Coordenadoria de Divulgação e informes da Secretaria, a critério da Diretoria Executiva Local.

§3°- Só terão direito ao desconto na aquisição de publicações e eventos organizados pela AGB os associados que regularizarem sua situação junto à Tesouraria da AGB – São Paulo.

§4°- Os associados de outras seções gozarão dos mesmos descontos, segundo inciso II do Artigo 7° do Estatuto da AGB-Nacional, desde que apresentem o recibo de anuidade quitada, da Seção em que é associado.

Título III – Da estrutura administrativa

Artigo 12º – De acordo com o Artigo 12º do Estatuto da AGB – Nacional, a estrutura administrativa da AGB – São Paulo será constituída pela Assembleia Geral Local e pela Diretoria Executiva Local.

Capítulo I – Das Assembleias Gerais

Artigo 13º – A Assembleia Geral Local terá poderes para discutir e resolver sobre todo e qualquer assunto de interesse da AGB – São Paulo, obedecidas as disposições estatutárias.

Artigo 14º – Poderão participar da Assembleia Geral, tendo direito a voto, todos os associados quites com a Tesouraria e no gozo de seus direitos estatutários.

§1°- É vetado o voto por procuração e por correspondência.

§2°- As entidades associadas terão direito a fazer-se representar, quando de votações, por apenas um elemento, previamente designado através de documento enviado à Secretaria da AGB – São Paulo.

Artigo 15º – A Assembleia Geral Local somente se instalará em primeira convocação com a presença de, no mínimo, dois terços dos associados com direito a voto, e em segunda convocação, uma hora depois, com qualquer número.

§1°- Constata a satisfação das exigências estatutárias e deste Estatuto, o Diretor da AGB – São Paulo declarará instalada à Assembleia. 

§2°- A mesa que presidirá os trabalhos será integrada por membros da Diretoria Executiva Local em exercício. 

§3°- As deliberações tomadas pela Assembleia Geral Local serão consideradas aprovadas se obtida a maioria simples dos votos dos associados presentes.

§4°- A Assembleia Geral convocada para reforma deste Estatuto, ou para tratar da extinção da AGB – São Paulo, deverá obedecer ao disposto pelos artigos 50 e 51 do presente Estatuto, para sua instalação.

Artigo 16º – À Assembleia Geral Local compete:

I – Discutir e deliberar sobre atos da Diretoria Executiva Local e os relatórios de atividades da mesma.

II – Propor e aprovar a criação de Comissão locais, técnicas, científicas ou de outra natureza, dispondo sobre seu tempo de duração, elegendo os associados que as comporão, e apreciar seus relatórios.

III – Deliberar sobre propostas relativas à realização de Encontros regionais ou locais, de acordo com os artigos 55, 56 e 57 do Estatuto da AGB-Nacional.

IV – Aprovar seu próprio Regulamento, assim como os Regimentos dos Encontros regionais e locais.

V – Apreciar e apresentar sugestões referentes ao programa de atividades da AGB – São Paulo.

VI – Eleger e destituir a Diretoria Executiva Local.

VII – Aprovar anualmente as contas apresentadas pelo 1° Tesoureiro e Diretor da AGB – São Paulo.

Artigo 17º – A Assembleia Geral Ordinária será convocada pela Diretoria Executiva Local com a antecedência mínima de trinta dias, fixando-se no Edital de convocação a Ordem do Dia, a data, o Local e o horário de realização da reunião.

Parágrafo Único – O editorial de convocação da Assembleia Geral ordinária será fixado na sede da AGB – São Paulo, remetendo-se ainda uma cópia do mesmo a cada associado, por carta e por correio eletrônico.

Artigo 18º – Para eleição e posse da Direção Executiva Local, apresentação e discussão de relatórios e programas, aprovação de anuidades e discussão de outros assuntos administrativos, a AGB – São Paulo realizará Assembleias Gerais Ordinárias, a saber:

I – Uma, no máximo 60 dias após a Assembleia Gerais Nacionais, obedecendo ao artigo 51 do Estatuto da AGB Nacional, para:

a) Exame e aprovação do relatório da Diretoria Executiva Local, em fim de mandato;

b) Eleição e posse da nova Diretoria Executiva Local; 

c) Discussão e deliberação sobre o programa de atividades do 1° semestre da nova Diretoria.

II – Uma, em Dezembro do ano de início do mandato para:

a) Apreciação do relatório de atividades do 1° semestre do mandato;

b) Discussão e deliberação de programa de atividades para o semestre seguinte;

c) Aprovação da anuidade para o exercício de seguinte.

III – Uma durante a mês de Junho para:

a) Apreciação do relatório de atividade do 2° semestre do mandato;

b) Discussão e deliberação de programa de atividades para o semestre seguinte;

c) Aprovação da anuidade para o exercício de seguinte.

IV – Uma, em  Dezembro do segundo ano de mandato, para:

a) Apreciação do relatório de atividade do 3° semestre do mandato;

b) Discussão e deliberação de programa de atividades para o semestre seguinte;

c) Aprovação da anuidade para o exercício de seguinte.

V- Uma, em Junho do segundo ano de mandato, para:

a) Apreciação do relatório de atividades do 4° e último semestre do mandato;

b) Aprovação do relatório anual a ser enviado à AGB – Nacional, conforme previsto no artigo 51 do estatuto da AGB-Nacional.

Artigo 19º – A Assembleia Geral Extraordinária Local será convocada pela Diretoria Executiva Local, por proposição da mesma ou de , no mínimo, cinquenta associados em pleno gozo de seus direitos, que a proporão por meio de requerimento por eles assinado e dirigido à Diretoria Executiva Local, e no qual se declarem expressamente os assuntos a discutir.

§1° – A Assembleia Geral Extraordinária será convocada com a antecedência mínimo de quinze dias, através de Edital em que se fixem a Ordem do Dia, a data, o Local e o horário de realização da Assembleia, e que será fixado na sede da AGB – São Paulo, enviando-se ainda uma cópia do mesmo a cada associado da AGB – São Paulo. 

§2° – Durante a Assembleia Geral Extraordinária somente poderão ser discutidos os assuntos constantes da Ordem do Dia estabelecido no Edital de convocação.

§3° – A convocação de Assembleia Geral Extraordinária para tratar de reforma deste Estatuto deverá obedecer ao disposto pelo artigo 55 do presente Estatuto.

Capítulo II – Da Diretoria Executiva Local

Artigo 20º – A AGB – São Paulo será dirigida por uma Executiva Local integrada pelos seguintes membros: Diretor, Vice-Diretor; 1° Secretário; 2° Secretário, 1° Tesoureiro, 2° Tesoureiro, Coordenador de Publicações, Coordenador de Biblioteca, Coordenador de Intercâmbio e Coordenador de Divulgação.

Parágrafo Único – Novos cargos poderão ser criados, mediante proposta da Diretoria Executiva Local à Assembleia Geral Local, devendo suas atribuições ser fixada pela mesma Assembleia Geral.

Artigo 21º – O mandato da Diretoria Executiva Local será de dois anos, a contar de sua eleição e posse.

Artigo 22º – A Diretoria Executiva Local deverá realizar reuniões ordinárias, abertas, pelo menos uma vez por trimestre, sempre com Ordem do Dia afixada na sede da Seção.

§ 1° – Poderão ser convocadas reuniões extraordinárias, com antecedência mínima de uma semana, ou menor prazo se houver concordância expressa de pelo menos dois terços dos membros da Diretoria Executiva Local.

§ 2° – A reunião extraordinária terá sua Ordem do Dia limitada aos assuntos indicados no ato convocatório da mesma, que deverá ser fixado na sede da Seção.

Artigo 23º – A Diretoria Executiva Local deverá manter, um livro de atas de reuniões administrativas, um livro de atas de assembleia e eleições, um livro de assinaturas de presença a assembleias, um livro e um livro de tombo do patrimônio da AGB – São Paulo.

Artigo 24º – São atribuições da Diretoria Executiva Local:

I – Elaborar e submeter à apreciação da Assembleia Geral local os programas semestrais de atividades, assim como a previsão de gastos.

II – Fixar data, local e horário de início de suas reuniões administrativas e culturais, ordinárias e extraordinárias, bem como das Assembleias Gerais.

III – Elaborar seu próprio regimento.

IV – Propor à Assembleia Geral Local a realização de Encontros regionais ou locais, elaborando seus respectivos regimentos.

V – Propor a criação de Comissões locais, técnicas, científicas ou de outra natureza, indicando seu tempo de duração, os associados que a comporão, e apreciar, em primeira instância, os seus relatórios, divulgando-os ou não “ad referendum” da Assembleia Geral Local.

VI – Incluir na sua programação as Reuniões Culturais, obedecendo ao mínimo de três por semestre.

VII – Criar fundos especiais, de publicações, pesquisas e outros, dispondo sobre seu funcionamento e atividades, “ad referendum” da Assembleia Geral Local.

VIII – Preencher inteiramente as vagas de seus membros ocorridas nos intervalos entre as Assembleias Gerais Locais “ad referendum” da mesma Assembleia.

IX – Aprovar as propostas de admissão de novos associados, em primeira instância.

X – Encaminhar à Comissão Diretora Nacional os relatórios de atividades desenvolvidas durante a gestão, após submetê-los à Assembleia Geral Local.

XI – Rever anualmente o quadro de associados e encaminhar à Secretaria da AGB – Nacional a relação atualizada dos mesmos.

XII – Encaminhar à Comissão Diretora Nacional a comunicação de sua própria eleição e posse, imediatamente após a Assembleia Geral em que tal se verifique.

XIII – Convocar Assembleia Gerais Extraordinárias, por iniciativa própria ou quando de solicitação pelos associados, de acordo com este regimento. 

XIV – Designar a Junta Eleitoral que realizará eleições, apurará votos e dará posse à nova Diretoria Executiva eleita no final de cada mandato.

XV – Cumprir e fazer cumprir as disposições deste regulamento, do estatuto da AGB e das decisões das Assembleias Gerais Locais, e nacionais no que lhe concerne.

XVI – Deliberar sobre os casos omissos neste regulamento, “ad referendum” da Assembleia Geral Local.

Capítulo III – Das atribuições dos membros da Diretoria Executiva Local, das Comissões e Representantes da AGB – São Paulo

Artigo 25º – Compete ao Diretor da AGB – São Paulo

I – Tratar dos interesses gerais da AGB – São Paulo, representando-a em juízo ou fora dele.

II – Convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva Local, administrativas e culturais, e as Assembleias Gerais Locais, Ordinárias e Extraordinárias. 

III – Cumprir e fazer cumprir os programas aprovados em Assembleia Geral Local, e as decisões tomadas pela Diretoria Executiva Local.

IV – Marcar as datas de realização das reuniões administrativas e culturais.

V – Submeter à aprovação da Diretoria Executiva Local os relatórios semestrais a serem encaminhados à Assembleia Geral Local e à Diretoria Executiva Nacional.

VI – Na condição de representante nato da AGB- São Paulo na Comissão Diretora da AGB, dar conhecimento à Diretoria Executiva Local e aos associados da AGB- São Paulo, das decisões tomadas pelo referido órgão.

VII – Elaborar e submeter à apreciação da Diretoria Executiva Local os programas semestrais de atividades sob sua responsabilidade, assim como a respectiva previsão de gastos.

Artigo 26º – Compete ao Vice-Diretor o assessoramento ao Diretor, em suas atribuições, e substituí-lo em suas faltas e impedimentos.

Artigo 27º – Compete ao 1° Secretário:

I – Dirigir a Secretaria, preparando o Expediente a ser despachado pelo Diretor.

II – Secretariar, lavrar e subscrever as atas das reuniões administrativa e das Assembleias Gerais Locais.

III – Substituir o Vice-Diretor em suas faltas e impedimentos.

IV – Organizar e manter atualizado um cadastro dos associados.

V – Apresentar à Assembleia Geral Local, semestralmente, relatório das atividades desenvolvidas sob sua competência. 

VI – Elaborar e submeter à apreciação da Diretoria Executiva Local os programas semestrais de atividades sob sua responsabilidade, assim como a respectiva previsão de gastos.

Artigo 28º – Compete ao 2° Secretário a assessoria ao 1° Secretário e substituí-lo em suas faltas e impedimentos.

Artigo 29º – Compete ao 1° Tesoureiro:

I – Gerir os interesses financeiros da AGB – São Paulo, em comum acordo com o Diretor.

II – Preparar o balancete e relatórios anuais da Tesouraria, apresentando-o à Diretoria Executiva Local.

III – Enviar à Tesouraria da Comissão Diretora o total da alíquota a que se refere o artigo 48 do Estatuto da AGB – Nacional. 

IV – Assessorar os responsáveis pelos Fundos Especiais, colocando na resolução dos problemas contábeis e financeiros.

V – Manter a atualização de dados e informações referentes ao patrimônio da AGB – São Paulo.

VI – Apresentar balancetes semestrais à Diretoria Executiva Local e à Assembleia Geral Local, assim como relatório das atividades desenvolvidas sob sua competência. 

VII – Elaborar e submeter à apreciação da Diretoria Executiva Local os programas semestrais de atividades sob sua responsabilidade, assim como a respectiva previsão de gastos.

Artigo 30º – Compete ao 2° Tesoureiro a assessoria ao 1° Tesoureiro, e substituí-lo em suas faltas e impedimentos.

Artigo 31º – Compete ao Coordenador de Publicações:

I – Apresentar, para aprovação da Diretoria Executiva, o programa editorial da AGB – São Paulo, dando prosseguimento, sempre que julgado necessário pela mesma Diretoria, às atividades remanescentes de programas anteriores.

II – Submeter à Diretoria Executiva, “ad referendum” da Assembleia Geral, nomes para exercer funções específicas no desenvolvimento da programação editorial.

III – Apresentar, semestralmente, relatório das atividades desenvolvidas sob sua competência.

IV – Providenciar o encaminhamento de matéria para seção dos Anais da AGB, previsto pelo parágrafo único do artigo 58 do Estatuto da AGB Nacional.

V – Elaborar e submeter à apreciação da Diretoria Executiva Local os programas semestrais de atividades sob sua responsabilidade, assim como a respectiva previsão de gastos.

Artigo 32º – Compete ao Coordenador de Biblioteca:

I – Dirigir os serviços da Biblioteca Circulante da AGB – São Paulo.

II – Submeter, semestralmente, à Diretoria Executiva, programa de aquisições para a Biblioteca.

III – Organizar, submetendo-o à Diretoria Executiva, o Regulamento da Biblioteca, e fazê-lo cumprir.

IV – Submeter à Diretoria Executiva Local os nomes para o exercício de funções específicas junto à Biblioteca.

V – Zelar e fazer zelar pelo patrimônio da Biblioteca.

VI – Apresentar, semestralmente, relatório de atividades desenvolvidas sob sua competência.

VII – Elaborar e submeter à apreciação da Diretoria Executiva Local os programas semestrais de atividades sob sua responsabilidade, assim como respectiva previsão de gastos.

Artigo 33º – Compete ao Coordenador de Intercâmbio:

I – Submeter semestralmente à Diretoria Executiva Local, de acordo com os Coordenadores de Publicações e de Biblioteca, um programa de intercâmbio de publicações, com entidades públicas ou privadas.

II – Organizar e manter atualizado um cadastro de Intercâmbio.

III – Manter intercâmbio de publicações com entidades científicas e de interesses afins, do Brasil e do exterior.

IV – Submeter à Diretoria Executiva Local os nomes para o exercício de funções específicas para o cumprimento do programa sob sua responsabilidade.

VI – Elaborar e submeter à apreciação da Diretoria Executiva Local os programas semestrais de atividades sob sua responsabilidade, assim como a respectiva previsão de gastos. 

Artigo 34º – Compete ao Coordenador de Divulgação:

I – A distribuição de publicações da AGB – São Paulo aos associados.

II – A divulgação, através dos meios de comunicação públicos, das atividades da AGB.

III – A supervisão de vendas de publicações da AGB – São Paulo ou das outras entidades, neste caso mediante convênios, sempre submetidos à Diretoria Executiva Local.

IV – Proceder à prestação de contas junto à Tesouraria da AGB – São Paulo ou de outras entidades, neste caso mediante convênios de venda de publicações.    

V – Providenciar a prestação de contas junto às entidades com que mantenham convênios de venda de publicações.

VI – Submeter à Diretoria Executiva Local os nomes para exercício de atividades relativas à programação sob sua responsabilidade.

VII – Enviar, através do Coordenador de Publicações, materiais interessando à divulgação de atividades da AGB – São Paulo, aos Anais da AGB, conforme o artigo 58 do Estatuto da AGB, em seu parágrafo único. 

VIII – Apresentar, semestralmente, relatório das atividades desenvolvidas sob sua competência.

IX – Elaborar e submeter à apreciação da Diretoria Executiva Local os programas semestrais de atividades sob sua responsabilidade, assim como a respectiva previsão de gastos.

Capítulo IV – Das atribuições do membros das Comissões e Representantes da AGB – São Paulo

Artigo 35º – Compete aos membros das Comissões e aos Representantes da AGB – São Paulo:

I – Submeter semestralmente à Diretoria Executiva Local, programas de atividades a serem desenvolvidas sob sua responsabilidade.

II – Apresentar, semestralmente à Diretoria Executiva Local, relatórios de atividades desenvolvidas sob sua competência.

Título IV – Das publicações, da Biblioteca, do Intercâmbio e Divulgação

Artigo 36º – A AGB – São Paulo manterá um Serviço de Publicações, coordenado pelo Coordenador de Publicações, com as seguintes finalidades:

I – Elaborar e cumprir um programa editorial, conforme o item III do artigo 2° e o item I do artigo 31 deste Estatuto.

II – Providenciar a análise e discussão de materiais a publicar, através de Comissões Editoriais, formadas de acordo com o item II do artigo 31 deste Estatuto.

III – Editar o Boletim de Geografia, órgão oficial da AGB- São Paulo.

IV – Promover outras publicações, de acordo com o artigo 59 do estatuto da AGB Nacional.

Artigo 37º – A AGB- São Paulo manterá uma Biblioteca especializada em Geografia e campos afins, de caráter circulante.

§1° – As atividades da Biblioteca serão de responsabilidade do Coordenador de Biblioteca.

§2° – A Biblioteca da AGB – São Paulo, em caráter circulante, estará aberta a todos seus associados, sendo que os interessados não-associados poderão utilizar-se de seus serviços para consultas no recinto da mesma.

§3° – A critério do Coordenador de Biblioteca, os associados de outras Seções Locais da AGB poderão servir-se da Biblioteca para empréstimo de publicações.

Artigo 38º – A AGB – São Paulo, manterá sob a coordenação do Coordenador de Intercâmbio e em colaboração com a Biblioteca, um serviço de Intercâmbio com outras entidades de interesses afins ao da AGB, para troca de publicações, com o fim de divulgar as atividades relativas aos estudos de caráter geográfico, e enriquecer o acervo de sua biblioteca.

Artigo 39º – Para dar conhecimento público de suas atividades, a AGB – São Paulo manterá um serviço de Divulgação, sob a responsabilidade do Coordenador de Divulgação.

Título V – Das eleições e posse da Diretoria Executiva Local

Artigo 40º – A realização da eleição da Diretoria Executiva Local ocorrerá em até 60 dias após a Assembleia Geral Nacional em que se realizem eleições para a Diretoria Executiva Nacional.

Parágrafo único – As eleições para Diretoria Executiva Local instalar-se-ão em Assembleia Geral Local, para tal fim convocadas, de acordo com as disposições deste Estatuto.

Artigo 41º – A Diretoria Executiva Local em exercício deverá indicar os nomes para formação de uma Junta Eleitoral, composta de, no mínimo, três membros, e que deverá providenciar e fiscalizar o processo de votação fazendo cumprir as disposições do Estatuto da AGB – Nacional e deste Estatuto, no que tange ao processo eletivo, devendo ainda proceder à apuração de votos, fazendo lavrar e assinar Ata das eleições, no livro competente, dar posse à nova Diretoria eleita.

Artigo 42º – Os candidatos aos cargos da Diretoria Executiva Local deverão constituir-se em chapas, de forma a preencher todos os cargos, sendo, porém, permitida a inscrição de candidaturas. 

§1° – As chapas inscritas deverão entregar, à Diretoria Executiva Local, seus programas de trabalho para a gestão da AGB – São Paulo, dentro do prazo estabelecido para inscrição de candidaturas.

§2° – Os candidatos a cargos isolados deverão declarar expressamente sua anuência, proposições de trabalho ou ressalvas aos programas apresentados, através de documentos dirigidos à Diretoria Executiva Local em exercício, ou verbalmente, durante a Assembleia Geral Local em que se realize a votação e antes do início desta.

Artigo 43º – As inscrições deverão ser encaminhadas à Secretaria da Diretoria Executiva Local com antecedência mínima de 24 horas do horário previsto para o início da Assembleia Geral Local em que realizem as eleições.

§1° – As inscrições deverão vir acompanhadas de anuência expressas subscritas por todos os candidatos.

§2° – Só serão aceitas as inscrições de candidatos associados da AGB – São Paulo em dia com a Tesouraria da mesma.

Artigo 44º – O processo de votação deverá ser feito através de voto secreto, depositado em urna lacrada, não sendo permitido voto por carta ou por procuração.

Parágrafo Único – Os associados votantes deverão, além de estar em dia com a Tesouraria, assinar em livro ou lista própria preparada pela Secretaria da AGB – São Paulo.

Artigo 45º – As chapas e listas de candidatos serão afixadas junto às urnas, sendo permitida a votação por cargo.

Artigo 46º – A Assembleia Geral Local em que se realizam eleições para a Diretoria Executiva será instalada na data e hora que foi convocada, e terá o prazo de duração mínima de 18 horas, após o qual será feita a apuração dos votos, e data de posse à nova Diretoria Executiva Local eleita.

§1° – Durante a Assembleia Geral a que se refere esse artigo, exclusive o período de suspensão noturna dos trabalhos, ficará aberta urna pelos menos na sede da AGB – São Paulo.

§2° – No caso de colocação de urnas fora da sede, deverão elas ser conduzidas por um fiscal, e acompanhadas por listas dos associados que nela depositaram seus votos.

§3° – Serão considerados eleitos os candidatos que, na eleição, obtiverem maioria simples dos votos.

Título VI – Do Patrimônio

Artigo 47º – O patrimônio da AGB – São Paulo será constituído pelos bens móveis e imóveis que lhe pertençam ou venham a pertencer, pela renda líquida das contribuições dos seus associados, pelas subvenções e doações que lhe forem feitas e outras receitas provenientes de suas atividades.

Artigo 48º – As transações referentes aos bens imóveis da AGB – São Paulo serão de competência exclusiva de seus associados, que deliberarão a respeito em Assembleia Geral, pelo voto de dois terços dos presentes.

Artigo 49º – Em caso de dissolução da AGB – São Paulo, seu patrimônio será entregue à AGB – Nacional.

Título VII – Das Disposições Gerais

Artigo 50º – As anuidades serão referentes ao período de Janeiro a Dezembro de cada ano.

§1° – As anuidades serão fixadas por ocasião das Assembleia Gerais Extraordinárias, realizadas no mês de Dezembro de cada ano, aprovando o valor de exercício seguinte.

§2° – As anuidades quitadas até o último dia do mês de Março de cada exercício receberão descontos a serem estabelecidos pelas Assembleias Gerais Ordinárias realizadas no mês de Dezembro de cada ano. As anuidades quitadas a partir de 01 de Abril, pagarão integral.

§3° – Os ingressantes no quadro de associados da AGB – São Paulo pagarão a primeira anuidade no valor integral, observados os documentos para associados que comprovem a condição de estudante de cursos de graduação em Geografia.

§4° – O atraso no pagamento de duas anuidades implicará no desligamento do quadro de associados da AGB – São Paulo.

Artigo 51º – A AGB – São Paulo só poderá ser dissolvida pelo voto de três quartos de seus associados, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária.

Artigo 52º – Os associados da AGB – São Paulo não respondem nem solidária, nem subsidiariamente pelos compromissos assumidos pela Diretoria Executiva Local.

Artigo 53º – Os casos omissos no presente Estatuto serão resolvidos por uma Assembleia Geral Local ou pela Diretoria Executiva Local, “ad referendum” da mesma Assembleia.

 Artigo 54º – O presente Estatuto passa a vigorar a partir da data de sua aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, convocada para este fim.

Título VIII – Das Disposições Transitórias

Artigo 55º – O ato constitutivo é plenamente reformável, inclusive no tocante à administração, pelo voto favorável de dois terços dos associados presentes à uma Assembleia.

§1° – O projeto de reforma do presente Estatuto, de iniciativa da Diretoria Executiva Local ou pelo menos cinquenta sócios em gozo de seus direitos, deverá ser distribuído a todos os associados, juntamente com a convocação para a Assembleia Geral Extraordinária, com um prazo mínimo de quinze dias.

§2° – A Diretoria poderá nomear uma comissão para estudo e reformulação geral ou parcial do Estatuto, devendo a mesma Comissão estar presente à discussão em Assembleia.

Artigo 56º – Excepcionalmente, a Diretoria Executiva da AGB – São Paulo eleita na Assembleia Geral de 24 de outubro de 2008 terá um mandato de 23 meses.


Versão digitalizada do Estatuto em vigor da AGB – São Paulo, redigida por Maria Rita de Castro Lopes, 1ª Tesoureira da Diretoria 2018-2020. Sua formatação atual foi realizada por Cawan Fernando Quiavenato, 1º Coordenador de Biblioteca da Diretoria 2022-2023.
O Estatuto foi elaborado e aprovado na Diretoria da Professora Léa Francesconi (2008) e teve assistência jurídica do Dr. Ricardo Baitz, Advogado registrado na OAB/SP sob o nº 201.615.
O Estatuto da AGB – São Paulo de 2008 é reconhecido por Lei de acordo com o 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São Paulo, Capital, sob o nº 003.354.732, em 10 de junho de 2009. Sua versão original e assinada pode ser acessada aqui.

Exit mobile version