POR QUE ME ASSOCIAR?

Desde sua fundação, em 17 de setembro de 1934, a Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB tem se constituído como importante fórum de debate, de produção de conhecimento geográfico crítico e engajado para a construção coletiva de lutas em defesa da ciência geográfica, do ensino de geografia e dos direitos humanos. Nós, Diretoria da Seção Local São Paulo no biênio 2022-2024, temos construído uma série de atividades, que dão continuidade ao histórico de lutas das diretorias anteriores, sobretudo com relação à educação, ao ensino de geografia e à produção de conhecimentos científicos, que vêm sendo seguidamente atacados. Para saber mais sobre a atuação da AGB São Paulo, acesse agbsaopaulo.org.br/relatorio-atividades.

Já começamos 2023 engajados com a educação e com o ensino, principalmente a partir do acompanhamento das mudanças propostas para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs e a partir da organização do Curso Preparatório da AGB para o Concurso da SME/SP. Mas, nossa luta não para por aí, haja vista que esse ano será realizado, em Fortaleza – CE, o X Fala Professor!, que tem seu tema e atividades voltados à discussão das relações entre educação e democracia, do papel da AGB frente aos ataques recentes ao ensino e à profissão docente. Como indicado na nossa carta programa:

Nossa perspectiva é que a AGB/SP deva ser propulsora dos mais variados debates, lócus de retomada de antigas reflexões e estimuladora de novos questionamentos sobre o papel da Geografia em seus significados e possibilidades práticas e teóricas, mantendo o compromisso com as lutas populares e com as reivindicações da sociedade civil por uma sociedade mais justa e igualitária.

Para transformar em realidade essa nossa perspectiva programática, nós te convidamos para associar-se à AGB São Paulo em 2023. Sua associação nos apoia na editoração da mais antiga revista geográfica do país – o nosso BPG, na defesa da educação e na construção de um país mais democrático. Para além da associação, convidamos você a participar das atividades que serão realizadas pela AGB São Paulo.

Os associados de 2024 garantem um desconto especial na inscrição para o VIII CBG!

Exit mobile version