A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu hoje, 09 de agosto, uma Audiência Pública Ordinária semipresencial para debater as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, que será reformulada pelo Conselho Nacional de Educação. A audiência foi solicitada pelo Deputado Federal Professor Pedro Francisco Uczai (PT/SC) como parte do processo de disputa na reformulação dessas DCNs, que estava sendo realizada na surdina. Entenda mais sobre essa situação aqui.
“Não houve qualquer diálogo com a comunidade geográfica brasileira e os prazos para contribuições (feitas apenas por formulário virtual) foram exíguos”, afirma o parlamentar. Ele defende que o CNE e sua Comissão constituída apresentem às associações científicas e de representação e às universidades formadoras explicações detalhadas sobre o processo em toda sua plenitude, e que a comunidade geográfica, através de suas representações, possa ter suas reivindicações e proposições atendidas. (Agência Câmara de Notícias)
A Audiência forçou o Conselho Nacional de Educação (CNE) a ampliar o debate sobre o processo e o produto referentes a reformulação das DCNs, após a AGB, a ANPOEGE e professores universitários convidados denunciarem “processo antidemocrático e autoritário” de reformulação, que surgiu em 2020 após inquérito do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG e que segue “sem a participação de todos os estudantes, profissionais, departamentos, cursos e entidades de geografia”, como apresentado pela AGB.
Para álem da instrução de “diretrizes curriculares prescritivas”, as novas DCNs mudam “não só a questão do ensino da geografia, mas a atuação do profissional geógrafo e do professor de geografia no mercado de trabalho”, com a criação da figura do geógrafo tecnólogo, e suprimem o “olhar crítico dos processos”.
Assista, abaixo, a íntegra da Audiência.