- Este evento já decorreu.
XX Semana de Geografia da USP
18/Outubro/2023 às 14:30 – 20/Outubro/2023 às 21:00
No dia 18 de out., será realizada a mesa de debate “Cartografia das Migrações”, que contará com a participação de Carlos de Almeida Toledo, Diretor da AGB São Paulo, de Ricardo Barbosa da Silva, professor do ICZL/UNIFESP, e de Tamires Campos, estudante de geografia da USP. A mediação será realizada por Natham Gabriel, estudante de geografia da USP.
Já no dia 19 de out., será realizada a mesa de debate “Cartografias da Fome”, que contará com a presença de José Raimundo Sousa Ribeiro Junior, professor da UFABC e integrante do GT sobre a Questão Alimentar da AGB São Paulo, de Rita de Cássia Ariza da Cruz, professora de geografia da USP, e de Mateus de Almeida Prado Sampaio, estuante de geografia da USP. A mediação será realizada por Vagner Luis Carneiro de Campos, estudante de geografia da USP.
Além das mesas de debate, serão realizadas apresentação de projetos científicos e didáticos desenvolvidos pela Semana de Geografia em diversas escolas públicas do estado de São Paulo.
Sobre a Semana de Geografia
O projeto nasceu em 2003, a partir de alguns estudantes de Geografia que sentiam que havia um afastamento muito grande entre a universidade e a escola pública. Pensando nisso, organizaram um evento que duraria uma semana e que se voltaria, inicialmente, para a formação de professores, mas acabou adotando um formato que traz os estudantes de escolas públicas para a USP. Desde então, já participaram da Semana mais de 140 escolas, mais de 7000 alunos e quase 120 monitores. Não é à toa que somos reconhecidos como o mais longevo projeto de extensão da FFLCH-USP.
Sobre o tema desse ano
Em 2023, a vigésima edição da Semana de Geografia abordará o tema “Nosso espaço: por outras cartografias sociais” por meio da discussão acerca da relevância da produção dos mapas que trazem elementos subjetivos e objetivos que possibilitem que es estudantes – sujeitos da escola, construam suas próprias representações da realidade, de forma a tencionar a cartografia hegemônica que direciona convenções do espaço, propomos a pensar o nosso mundo.