A partir da aprovação, na 139ª RGC, da realização do 3º Fórum de Políticas Financeiras da AGB, a AGB São Paulo se empenhou em discutir propostas de mudança no processo de associação com vistas a facilitar essa atividade para associadas/os, seções locais e DEN.
Nesse contexto, surge a ideia da Carteirinha Virtual, uma alternativa moderna para os talonários de papel, caros e disfuncionais. Acreditamos que seja uma mudança importante para facilitar a associação e melhor compreender as associações.
- Talonário físico: fim da impressão de talonários e envio por Correios, economizando tempo, dinheiro e contribuindo com a sustentabilidade
- Facilidade e agilidade: o sistema eletrônico facilitar e agiliza o processo de associação e atualização de informações de associadas/os
- Identificador único: cada associada/o receberá um identificador único que a/o acompanhará para sempre, sem a necessidade de um número de registro novo todo ano
2021
A proposta foi aprovada em mar. de 2021 (acessa a ata aqui) e passou a ser desenvolvido uma comissão designa para esse fim e que contava, inicialmente, com a partcipação das SLs São Palo, Aracaju, Campinas, Fortaleza e João Pessoa, além da Diretoria Executiva Nacional.
2022
Na 141ª RGC (acesse a ata aqui), em set. de 2022, a Comissão indicou que poucos debates haviam sido realizados. Para o avanço dos trabalhos, foi indicado o contato com a Dype, desenvolvedora dos sistemas da AGB-Nacional e a necessidade de definição do que está sendo desenhado – carteirinha virtual ou talonário digital.
Em nov. de 2022, a Comissão se reuniu virtualmente para discutir mais profundamente sobre a ideia e optou por adotar, para 2023, um sistema de talonários digitais, que são mais simples de desenvolver e podem ser testados com mais facilidade pelas SLs. Com base nisso, o processo de associação seria:
- cada SL define como operacionalizará o recebimento das associações e anuidades (presencial ou virtual);
- a pessoa interessada em se associar envia seus dados para a SL;
- a SL preenche os dados no Sistema de Associados da AGB; e
- a SL encaminha o Comprovante de Associação para a/o associada/o.
Para tanto, a Comissão indicou um conjunto básico de informações que devem ser coletadas pelas SLs, elencando quais são as informações pessoais, acadêmicas, profissionais e políticas que devem ser coletada.
Quatro funcionalidades básicas desse sistema seriam:
- a geração automática de Comprovantes de Associação;
- a geração de planilhas com os dados das/os associadas/os, que facilita a prestação de contas das seções locais;
- a geração de segunda via de Comprovantes de Associação pela/o própria/o associada/o; e
- a validação de Comprovantes de Associação gerados.
Esse sistema 1.0 seria a base do desenvolvimento da cartirinha virtual da/o associada/o, a ser desenvolvido ao longo de 2023, para teste em 2024, durante o VIII CBG.
Ainda em nov. de 2022, foi realizada uma reunião com a desenvolvedora dos sistemas da AGB-Nacional para alinhar e finalizar o desenho do sistema e da operacionalização do mesmo.
2023
Em jan. de 2023, a Comissão apresentou todo o acúmulo de suas discussões e a 142ª RGC aprovou a criação do sistema, ficando as SLs responsáveis por se adequar à nova operacionalização e receber associações com a emissão de comprovantes provisórios enquanto o sistema não for finalizado.
O sistema começou a funcionar em sua versão 1.0 em mar. de 2023, mas em junho ainda haviam SLs sem acesso ao sistema por falta de requisição. O sistema tem sido testado exaustivamente com o aumento das associações devido à realização do X Fala Professor/a! nesse mesmo ano.
Em set. de 2023, a AGB São Paulo indagou a AGB-Nacional acerca do status de desenvolvimento das carteirinhas virtuais e foi informada de que o desenvolvimento está parado por conta da necessidade de resolver outras coisas no sistema já existente.
Em nov. de 2023, a AGB-Nacional solicitou o envio de propostas de mudança no Sistema de Associados da AGB, que seriam avaliados pela DEN e encaminhados à Dype.
Em dez. de 2023, a Secretaria da AGB São Paulo apresentou propostas de mudanças no sistema que foram discutidas em Assembleia e encaminhadas à AGB-Nacional. As propostas de mudanças estão indicadas a seguir, bem como a ata da Assembleia.
2024
nada registrado sobre a carteirinha virtual ainda