GEOGRAFIAS DA ALIMENTAÇÃO E DA FOME: DAS SITUAÇÕES ALIMENTARES DESIGUAIS À SOBERANIA ALIMENTAR

O curso tem como objetivo apresentar diferentes leituras da alimentação e da fome a partir da ciência geográfica e áreas afins. Para isso, serão realizados 5 encontros em que serão apresentados e debatidos os seguintes temas:

  • as situações alimentares do Brasil contemporâneo;
  • as políticas públicas relacionadas à alimentação (em especial o Programa Nacional de Alimentação Escolar);
  • o comércio popular de alimentos nas cidades (particularmente em Campinas e São Luís do Maranhão);
  • a produção de alimentos (no Vale do Ribeira) e os desafios de sua comercialização no urbano;
  • as ações de assistência alimentar durante a pandemia; e
  • a criação e manutenção de hortas e cozinhas comunitárias (em Curitiba).

Além dos encontros, que terão momentos expositivos e dialogados, será realizada uma saída de campo no centro da cidade do São Paulo para a observação de algumas das questões trabalhadas no curso.

JUSTIFICATIVA

A intensa deterioração da situação alimentar de milhões de brasileiros, sendo o expressivo crescimento da quantidade de pessoas em situação de fome sua expressão mais grave, foi responsável por um interesse renovado pelas questões relativas à alimentação e à fome. Nesse sentido, o curso busca contribuir com o processo de formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, assim como de outros profissionais ou militantes (ativistas) que trabalham diretamente com essa temática dentro e fora de sala de aula.

METODOLOGIA

Nos encontros serão mobilizadas diferentes técnicas de ensino-aprendizagem. Serão intercalados (i) momentos expositivos e explicativos, centrados na exposição verbal com apoio de imagens (mapas, gráficos, fotografias, etc.) com (ii) momentos de elaboração conjunta por meio de debates e rodas de conversa. Além disso, será disponibilizada uma bibliografia de referência para cada encontro, cuja leitura prévia é fortemente recomendada.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

Serão utilizados dois instrumentos de avaliação.

  • Participação durante os encontros – espera-se que os alunos participem dos debates que serão realizados durante os encontros.
  • Redação de um texto argumentativo ou relato de campo – todos os alunos deverão redigir um texto argumentativo sobre um ou mais pontos tratados durante o curso ou um relato do trabalho de campo.

OBJETIVOS GERAIS

  • Apresentar e debater os conceitos de situação alimentar e fome.
  • Interpretar mapas e gráficos acerca das situações alimentares no Brasil contemporâneo.
  • Apresentar as políticas públicas brasileiras voltadas à alimentação, com destaque para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e suas relações com a economia agrária.
  • Refletir sobre o comércio popular de alimentos por meio da teoria dos Dois Circuitos da Economia Urbana e analisar os dados de aumento da pobreza no Brasil.
  • Apresentar a produção de alimentos no Vale do Ribeira (São Paulo) e os desafios de sua comercialização no urbano.
  • Interpretar diferentes ações de “assistência alimentar” na pandemia, assim como as atividades desempenhadas por hortas e cozinhas comunitárias.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Contribuir com o processo de formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, assim como de outros profissionais que trabalham diretamente com essa temática dentro e fora de sala de aula.

AULAS

Aula 1 (30.09 | 09h) – Apresentação do GT
aula presencial na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Ministro Anibal Freire”

Antes do início propriamente do Minicurso foram feitas as apresentações da AGB São Paulo, do GT sobre a Questão Alimentar, do curso e dos professores inscritos. A seguir foram formados grupos para discussão do texto “Segurança Alimentar, justiça alimentar ou soberania alimentar”, de autoria de Eric Holt-Giménez. No final da tarde a realização de um painel com as conclusões sobre a leitura do texto.

Aula 2 (03.10 | 18h30 | online) – Situações Alimentares no Brasil

O tema principal foi a apresentação do “Atlas das Situações Alimentares no Brasil”, de autoria de José Raimundo Sousa Ribeiro Junior e Mateus de Almeida Prado Sampaio, que  fizeram as explanações sobre os mapas e gráficos, seguindo-se depois para os debates.

Aula 3 (10.10 | 18h30 | online) – Políticas de Alimentação

Os principais temas de discussão foram o histórico da alimentação escolar no Brasil e sua importância em diversos contextos, além das relações entre a alimentação escolar e a produção de alimentos por agricultura familiar ou cooperativas de alimentação escolar.

Aula 4 (17.10 | 18h30 | online) – Comércio, Hortas e Cozinhas Populares

Os apresentadores de hoje foram dois membros do GT, o Kauê (Doutorando em Geografia Humana da FFLCH) e Lívia (Doutoranda no Curso de Geografia da UNICAMP).

Aula 5 (24.10 | 18h30 | online) – Comercialização no Urbano

Os palestrantes pelo GT foram a Paula, Professora de Geografia na Escola da Vila, e Frederico Vargas, da ONG da cidade de Eldorado situada no Vale do Ribeiro, SP.

Aula 6 (28.10 | 09h) – Encerramento do curso

O encerramento será realizado com um trabalho de campo. O roteiro está sujeito às alterações, mas, será desta forma:

  • Os participantes vão se encontrar na Estação Armênia do Metrô a partir das 9 horas  e iniciada uma caminhada à pé.
  • Caminhada por algumas ruas do Bairro do Canindé com a leitura dos trechos do livro “Quarto de Despejo: história de uma favelada”, de Maria Carolina de Jesus, onde no romance ela relata a fome que passou quando morava no bairro;
  • Pátio do Pari para visita a Central de Abastecimento de Comerciantes Atacadistas;
  • Visita ao Mercadão Municipal Central, na Rua da Cantareira, Centro Velho
  • Visita ao Mercado Municipal Kinjo Yamato, na Rua Barão do Duprat, Centro Velho
  • Almoço coletivo no Restaurante Popular Bom Prato, unidade localizada na Rua 25 de Março
  • Roda de conversa a partir das 13 horas com avaliação do Minicurso.